Fundação
Podemos afirmar que o Clube Académico do Fundão nasceu com o espírito do 25 de abril. Aquela manhã radiosa trouxe-nos a liberdade, a democracia, a esperança, a responsabilidade e "abriu-nos as portas" para a participação e a decisão do nosso futuro. Foi um tempo de mudança em que tudo se alterou a um ritmo vertiginoso, que não raras vezes deixou perturbado os indivíduos, os grupos e as instituições. O direito à livre associação foi uma garantia básica de realização pessoal dos indivíduos na vida em sociedade. Nesse tempo de mudança, um conjunto de jovens fundanenses, tendo Francisco José Figueira Tavares como o principal impulsionador, e perante o direito à constituição de associações, lançaram-se na aventura de fundar um clube desportivo para o Fundão, cuja prioridade seria a prática desportiva para as camadas jovens.
No dia 14 de setembro de 1974, em reunião realizada numa casa situada na Rua do Parque Desportivo, é fundado o Clube Académico do Fundão. Com esta decisão, era necessário fazer outro percurso. Um longo percurso. Os procedimentos inerentes à legalização da novel associação. Com alguma inexperiência, mas com muita determinação e de acordo com a legislação em vigor, foram realizados contactos com o Governo Civil de Castelo Branco, a Delegação da Direção Geral dos Desportos em Castelo Branco, a Câmara Municipal do Fundão, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda e o jornal regional "Diário de Coimbra".
Após uma fase de aprendizagem, é constituída, no dia 9 de outubro de 1975, a associação Clube Académico do Fundão, com escritura efetuada no Cartório Notarial do Fundão, sendo outorgantes:
- Francisco José Figueira Tavares
- António Alberto Leitão Gomes
- Júlio Brito Gonçalves
- Hermínio Pereira Branco
- Albino Leal Nogueira Lobo
- Aires Alegria do Couto
- Luís António Brito Proença
- João Luís do Couto Garcia
- Luís António Duarte Santos
- José Emílio Novo Martins
- Manuel Augusto de Oliveira Andrade
- João António da Silva Simão
- Mário José da Silva Moreira
- Rui Infante Oliveira Duarte
- Adelino Carlos Lopes Basílio
- José Manuel Ferreira Monteiro
- Dr. José Manuel Chau
- Valdemar da Conceição Marques
- João António Lindeza